Gusttavo Lima é condecorado em Brasília pelo Embaixador da República Dominicana

O cantor Gusttavo Lima recebeu uma condecoração na Embaixada da República Dominicana. Na cerimônia, ocorrida em Brasília (DF),  o artista foi homenageado pelas relevantes contribuições à difusão, no Brasil e no exterior, do ritmo dominicano “bachata”, declarado recentemente Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

O embaixador da República Dominicana no Brasil, Alejandro Arias Zarzuela, realizou a entrega de uma placa de homenagem ao artista brasileiro na sede da Missão Diplomática, ressaltando o bem-sucedido trabalho musical do cantor.

Durante o evento, foi valorizada, de forma especial, a inclusão do ritmo originário da República Dominicana, que tem se consolidado como um dos gêneros latino-americanos de maior sucesso no mundo, pelo cantor brasileiro Gusttavo Lima, sendo o principal promotor no Brasil da bachata, através de várias das suas reconhecidas produções musicais.

Gusttavo Lima conheceu a bachata em 2011, durante uma turnê nos Estados Unidos. Sete anos depois, resolveu inovar, trazendo elementos do gênero caribenho para a música sertaneja no DVD “O Embaixador – Ao vivo em Barretos” (gravado em 2018), em canções como “Cem Mil”, “Eu Não Iria” e “Por Covardia Minha”.

Em 2019, com o lançamento do sucesso “Milu” e a gravação do DVD “O Embaixador in Cariri”, a bachata promovida por Gusttavo Lima veio com força total, ganhando notoriedade e se tornando uma referência para diversos artistas dentro e fora da música sertaneja. Agora em 2020, o astro brasileiro segue apostando nas batidas do ritmo também no novo DVD “O Embaixador The Legacy”.

Vele destacar que “bachata” é uma expressão musical dançante, nascida na República Dominicana da fusão entre o ritmo “bolero” e outros gêneros musicais afro-antilhanos. Para o povo dominicano, a música e dança da “bachata” são expressões culturais sempre presentes nas celebrações comunitárias e encontros sociais em todo o país.

WhatsApp chat