
- 21 de outubro de 2021
- Comments: 0
- Posted by: TOP FM
Nascido em Alter do Chão pouco antes do início da pandemia, em 2020, o grupo de música instrumental brasileira “Da Juvêncio” começou as atividades com o estudo de gêneros musicais como choro, xote e baião. A partir de bases teóricas compartilhadas pelos integrantes, a identidade musical foi se consolidando também com influências do jazz.
“Da Juvêncio, um passeio sonoro por Alter do Chão” é um projeto viabilizado por meio da Lei Aldir Blanc composto por cinco vídeos em formato live (lançamento em 15/10), além de EP nas plataformas e songbook digital com partituras e outras histórias (lançamento em 22/10).
A proposta é um passeio pelo cenário musical de Alter do Chão/Pará feita a partir de composições autorais de música instrumental inspiradas em eventos emblemáticos desta bela vila que, além das famosas paisagens, carrega um rico repertório cultural.
Cada peça, composta de forma coletiva pelos integrantes de base do projeto – Diogo Borges (violão e banjo), Francisco Alvarez (sopro), Fredi Galante (piano e sopro) e Silvan Galvão (percussão) – traz convidados desses movimentos culturais evidenciando o intercâmbio cultural.
A música Além Mundo, uma releitura do Sairé, traz os convidados Alan Chetto e Hermes Caldeira, ambos do histórico grupo Espanta Cão.
Maxixe Noturno é uma homenagem ao Chorinho Da Dona Glória e tem a participação de Alfredo José, conhecido como Seu Zé Alfredo.
O evento Quinta do Mestre e a Sereia é representado pela música Tacabando Carimbó,com Estefane Galvão, Jaciara Tapajós, Mestre Chico Malta e Mônica Borari.
O som dos músicos viajantes que muitas vezes são ouvidos na praça é retratado pela música Viajeiros, com participação de Maxi Martinez.
A peça final é Embeiras, uma demonstração do que o próprio grupo vem criando ao longo desses meses e teve a participação de Sebastião Tapajós, sendo seu último trabalho – a gravação aconteceu apenas 14 dias antes de sua partida.